sexta-feira, 6 de agosto de 2010

ELOGIO A TERRA QUE ME ACOLHEU

Estava lendo sobre Santa Gertrudes, e de como nasce um povo, uma história, uma cultura e uma memória.
Como que alguém passando, buscando os ouros do Mato Grosso, poderia imaginar que nestas terras, dos Sertões do Morro Azul, algum dia poderia nascer, crescer e viver um povo com os daqui.
Quem sabe desde o princípio, já se poderia imaginar que não seria uma Laranja tão Azeda assim, onde um povo de olhar acolhedor e de um sorriso doce pudesse morar e amar?
Vem com o tempo e com a história a linha férrea esta corta os verdes campos de então “gramado”, iniciando assim um lindo e promissor progresso.
De uma gleba de terras, um povo, de um povo uma história, de uma história uma cultura, de uma cultura a própria memória.
Quando se fala da memória se torna necessário se lembrar dos homens e das mulheres, escravos, que hoje deles na nada mais resta a não ser o suor que foi derramado neste chão.
Um povo se junta, nascem os desejos de independência, de vida própria, mas como? Vamos pedir que Deus venha e nos ajude, vamos erguer uma capelinha, e ao Cristo Jesus, vamos orar, foi assim que os imigrantes fizeram, é assim que ainda hoje fazemos.
A esta capela deram o nome de Nossa Senhora das Dores, talvez por causa das dores e das aflições que eles passavam. Com o tempo nova capela foi feita, e, a Senhora das Dores deu lugar, segundo reza a história dos evangelhos apócrifos, a seu pai o São Joaquim, que hoje nos acolhe, abriga e protege.
Não dá para ficar no escuro, precisamos de luz, e em 13 de abril de 1908, começa a despontar na constelação deste grande Estado de São Paulo, mais uma estrela, que se tornaria forte e reconhecida pelos serviços cerâmicos.
Se for para contar toda a história talvez, precisaríamos de mais 55 anos. Eu quis lembrar hoje esta pequena história, para mostrar a importância de conhecermos o lugar que nos acolhe, pois muitos de nós somos migrantes.
Ouvindo há alguns dias atrás uma música, me lembrava de Santa Gertrudes, pois muitos me perguntam se é bonito o lugar que moro, respondo só uma coisa, todo lugar se torna bonito se nele colocamos nossos sonhos, nossas utopias e nossa vida.
Que Santa Gertrudes cresça, que seus administradores sejam fiéis colaboradores do povo, principalmente dos mais pobres e fracos. Quando todos tiverem condições de crescer e ter uma vida digna de ser humano, então aqueles que iniciaram esta cidade poderão descansar em paz.

Um abraço e até a próxima
LA TANISH

PARA SER FELIZ

Um dia me perguntaram o que é preciso fazer para ser feliz?
Eu olhei para os lados e pensei em não responder.
Disfarcei olhando para o céu e cheguei a uma conclusão, para ser feliz tem coisas que não dá para abrir a mão.
E comecei a pensar:
Em pessoas que me fazem rir;
Em amigos que choram comigo;
Em amores que nunca conheci;
Em crianças brincando nos parquinhos no fim da tarde;
Em pessoas idosas que hoje jogam dominó nas praças;
Em jovens enamorados que trocam juras eternas de amor;
Em pais que sonham com seus filhos sendo felizes;
Em filhos que lembram com saudade dos conselhos de seus pais;
Em pessoas que caminham do meu lado;
Em desconhecidos que se aproximam com um sorriso;
Em olhos claros que acompanham os meus passos;
E foi pensando nestas coisas que descobrir o verdadeiro sentido de ser feliz.
E não abro mão da felicidade e nem dos amigos que a vida me deu.
Com tudo isso tenho certeza que dá pra ser feliz.

Um abraço e até a próxima
LA TANISH

E DEUS ESCOLHEU A MULHER.

Um dia Deus, na sua grande sua sabedoria quis dividir suas tarefas, com suas criaturas. Então chamou cada de cada espécie um representante: o leão, o tubarão, a serpente, a vaca, o cavalo, o carneiro, um pássaro, uma abelha representando todos os insetos e por fim chamou uma mulher.
Começou assim sua divisão deveriam explicar como cuidariam das outras espécies aqui ali estavam:
O leão sendo o mais forte e poderoso, já rugiu na frente de todos e disse que queria ser o primeiro.
Deus disse acenou a cabeça dizendo que sim.
Então o leão, começou seu governo, mas logo no primeiro momento já começou a dar errado, pois o carneiro disse que não ficaria perto dele por ele ser muito perigoso e que já havia tentado devorá-lo logo na chegada. Deus consultou um anjo que por ali passava e viu que era verdade, e tirou o leão do cargo.
Depois se apresentou o tubarão, mas esse logo de início não deu certo, pois tinha e memória muito curta e logo se esquecia das coisas que tinha se comprometido em fazer. Perdeu o cargo logo.
Quando o tubarão saiu veio se rastejando sorrateiramente a serpente, Deus se lembrou que no passado ela o havia traído e enganado os primeiros humanos. Deus a descartou.
Depois veio a vaca e juntos se apresentaram o cavalo e o carneiro, pois alegaram que viviam no mesmo campo e sabiam como tudo deveria ser feito. Porém o cavalo disse claro que eu estarei à frente em todas as decisões, mas já começou a confusão, por causa da briga pelo poder. Deus meneou a cabeça e disse para o anjo que o acompanhava, esse nunca vão se entender. Vamos passar pra o próximo.
O anjo então chamou o pássaro, esse se aproximou de Deus, e num canto de cordialidade saudou a Senhor da criação. Deus piscou um olho aceitando a saudação. E o passarinho começou a voar de um lado para o outro, e não prestou atenção em nada do que ali estava acontecendo. Deus sorriu e disse esse é muito distraído, não vai dar a atenção suficiente para as outras criaturas.
Chegou a vez da abelha, essa veio de mansinho, trouxe um pouco do mais fino mel para Deus eu disse, tratarei a todos com mão forte, aqueles que me afrontarem ou desobedecerem não terei compaixão e usarei meu ferrão. Deus disse estão pequena é bela, mas não poderá dividir a criação comigo.
Então chegou a vez da mulher, essa veio toda faceira, fez com a cabeça uma reverência diante da grandeza de Deus.
E começou a falar: se eu for a escolhida para ajudar na obra da criação, tratarei todos com respeito e dedicação.
O leão eu deixarei ser o rei da floresta e dos animais, pois se mostrou forte e valente;
O tubarão eu deixarei governar os mares mais profundos e raramente poderá ser aproximar das praias;
A serpente eu deixarei que continue sendo temida e respeitada por todos, mas o seu próprio veneno curará aqueles que ela morder;
Quanto à vaca, o cavalo e o carneiro, eu deixarei que tenham um papel importante na história: a vaca dará seu leite pra sustento; o cavalo será o transporte dos conquistadores e o carneiro dará sua lã para aquecer nas noites de frio;
O passarinho terá sempre que cantar para alegrar os presentes e sábios se curvaram para ouvir o seu trinar;
A abelha será sempre subordinada a uma rainha e dará seu mel para adoçar a vida e sua cera para fazer as velas dos candelabros;
Assim acho que tudo viverá em harmonia.
Deus sorriu e disse ao anjo encontramos a nossa colaboradora na obra da criação. Como vamos chamá-la?
O anjo disse acho que Mãe seria bonito.
Deus disse a mulher, a partir de agora você crescerá e quando for o tempo certo será chamada de Mãe, e todos terão por você um carinho especial, pois trará em seu coração a minha ternura.

Um abraço e até a próxima
LA TANISH

ALÉM DOS BEIJOS?

Com essa pergunta eu gostaria de dizer, será que isso é mesmo possível?
Hoje eu tentei fazer essa experiência olhando não apenas para as pessoas que eu encontrei pelo caminho.
Essa experiência eu fiz nos corredores do Hospital de Clínicas da Unicamp, pois hoje estive lá com um grande amigo.
Comecei a olhar para aquelas pessoas doentes, homens, mulheres, crianças, idosos e jovens. Cada um com uma história, com uma busca de cura.
Me comoveu o momento em que uma senhora idosa, deitada numa maca, como aquele monte de caninhos (que eu não sei o nome), chegou e parou perto de onde eu estava sentado. Eu olhei nos olhos dela e senti que ali além da cura ela queria alguém que pudesse estar com ela apenas um momento. Nisso chegou uma moça toda afobada, com bolsas, papéis, pastas, ela se aproximou da senhora e com um beijo na testa disse: "que bom que a senhora esta aqui, espera um pouco que já vou adiantar o atendimento".
A senhora riu, e levantou os olhos para o céu e eu entendi que é olhar além dos olhos.

Não sei quem era aquela moça, mas peço que Deus abençoe a sua generosidade e atenção. Tenho certeza que aquele beijo valeu mais do que todos os remédios. Abençoada seja aquela boca.

um Abraço e até a próxima.
LA TANISH

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

SENHORA PACIÊNCIA

Hoje ao visitar umas pessoas doentes, uma senhora me disse de um forma muito singela: estou aqui até Deus deixar, pois sou uma pessoa muito paciente, e, não tenho pressa para nada. Gosto de viver e de estar viva, para poder agradecer sempre a Deus por ter me dado esse dom da Paciência.
Achei sublime essa definição de paciência, pois muitas vezes encontro pessoas que estão correndo para todos os lados, e eu não sou diferente, tendo tempo para tudo, menos para rezar, agradecer e louvar a Deus.
Por isso o que pretendo aqui é mostrar que um sonhora na sabedoria do tempo me mostrou que é preciso saber entender o tempo de Deus.
Eu que tantas e tantas vezes digo que Deus não tem relógio, sou o primeiro a não saber esperar o seu tempo.

Que cada um de nós aprendamos que é preciso saber viver do tempo de Deus.

Um abraço e até a próxima.
LA TANISH

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

EU ME TORNEI

Eu mergulhei na imensidão de teus olhos
Tentei contemplar a tua beleza nas estrelas do céu
Procurei não me perder no balanço de teus cabelos
Nas voltas dos teus braços eu me entreguei por completo
Nos teus passos tentei fazer meu caminho.

Eu jurei nunca te deixar sofrer
Nunca te fazer chorar
Jamais te deixar sozinha no escuro
Nunca te perder em meio às multidões
Jamais te fazer dormir com preocupações na mente.

Eu me deixei conduzir pelo teu sorriso
Deixei-me guiar pelas tuas palavras
Fiz-me igual aos outros só pra poder chegar perto de ti
Lutei pra te conquistar
E chorei quando te perdi.

Eu me tornei novamente criança para poderes me pegar no colo
Fiz-me frágil pra ser protegido por ti
Deixei minhas lágrimas rolarem perto de ti para me consolares
Mostrei-me dócil para não te assustar
Fiz-me pequeno para que não tivesses medo de mim.

Eu me tornei água para saciar tua sede
Fiz-me luz para não teres medo do escuro
Tornei-me estrela para cintilar ao te ver saindo na janela
Fiz-me brisa suave para poder de manhã beijar teu rosto
Fiz-me sol pra brilhar de dia no teu caminho.

Eu me fiz caixa de surpresa para te trazer novidades
Tornei-me frasco de perfume para te dar os aromas do mundo
Fiz-me caixa pequenina de beijos pra te fazer feliz
Tornei-me forte para te proteger
E na minha força quebrar a garrafa das tuas decepções.

Eu me fiz tudo isso e mudarei quantas outras vezes for possível
Só pra que tu tenhas as melhores coisas do mundo.

Um abraça e até a próxima
LA TANISH

UM DIA ESPECIAL

Hoje é um dia muito especial, pois é o dia dos pais.
Por isso, em forma de poesia venho pedir ao Deus da vida que cuide dessa pessoal tão amado e querido.
Essa pessoa às vezes chama nossa atenção, corrige nossos deslizes, olha com ternura quando não estamos bem.
Quando é novo, tem toda a vitalidade para nos carregar nos ombros, jogar bola, e mesmo, às vezes, brincar de boneca. Até o rosto empresta para as meninas brincar de fazer maquiagem.
Quando os anos vão passando suas forças e vitalidade, já não são mais as mesmas, mas mesmo assim ainda fica até fora de hora, nos esperando chegar, quem sabe no sofá, ou mesmo na cama disfarçando que esta dormindo.
Essa pessoa para muitos de nós sempre foi um herói, mesmo sem ter nenhum poder, mesmo sem nunca poder voar, ou soltar raios pelos olhos. Ele sempre no nosso imaginário infantil foi o maior de todos.
O tempo vai passando vamos deixando de ser crianças, o herói vai perdendo lugar, e, daí já começamos a perceber que ele também tem suas falhas, tem seus limites e suas fraquezas.
O tempo é implacável, não perdoa ninguém, ele vem avassalador, e, sem que a gente perceba aquele homem forte, tem agora seus cabelos brancos, (quando ainda os tem!), tem suas forças sendo vencidas, tem seus olhos muitas vezes perdido nos horizontes do nada.
Este é o nosso pai.
Homem, amigo, companheiro, carinhoso, terno, áspero quando preciso, caridoso, generoso, firme e chorão quando vê que vencemos uma etapa da vida.
Pai neste dia, a gente poderia falar mais um monte de coisas, mas com certeza ainda faltariam muitas palavras para expressar a sua importância em nossa vida.
Muito obrigado por você me amar e me fazer ser a pessoa mais especial do mundo.
Feliz dia dos pais.

Um abraço e até a próxima.

LA TANISH

OI DEUS

ESSA ORAÇÃO PODE SER USADA POR TODAS AS PESSOAS E QUE DEUS POSSA REALMENTE AJUDAR.


Oi Deus,
Essa semana não vai ser nada fácil, mas eu venho pedir a sua proteção e força, pois terei muitas coisas para fazer.
Quero pedir que me dê paciência, pois logo de manhã terei que tratar com carinho de mãe as crianças que foram dadas a minha pequenez;
Depois chegarei em casa e terei que tratar meus pais com ternura e dedicação, pois eles completam a minha vida;
Logo após o almoço terei outra maratona, e lá também as crianças esperam por mim e confiam que quero as levar para um lugar cheio de conhecimento e aventura.
Senhor, a minha vida está corrida, parece que nada vai dar tempo, mas eu peço que sua mão poderosa conduza os meus caminhos e os meus momentos.
E por fim, Deus Pai, eu peço:
Dai-me ternura para acolher;
A paciência para ouvir e aprender;
A sabedoria para ensinar;
Os olhos abertos para olhar com carinho pelos que pedem;
A sensibilidade para chorar nas derrotas;
A confiança para sorrir nas vitórias;
E o desejo de construir um novo, cheio de vida, de paz e de alegria.

Fica comigo, Senhor, não só nesta semana, mas em todos os dias de minha vida.

Amém.

abraço e até a próxima.
LA TANISH

terça-feira, 3 de agosto de 2010

UMA ORAÇÃO PARA A VIDA

O pão da vida,
Dá a vida,
A vida floresce,
Floresce como a flor da manhã,
A flor da manhã exala seu perfume,
E o perfume inunda o tempo e a eternidade.

O sol ilumina a história,
A história contagia o tempo,
O tempo se deleita nos amores,
Os amores se partilham em sonhos,
Os sonhos mudam o mundo,
O mundo se torna casa da vida.

O dia sonha com a noite chegando,
A noite chegando é sinal de repouso,
O repouso é a recompensa de um dia de trabalho,
O dia de trabalho dignifica e engrandece o ser humano,
O ser humano louva, agradece e oferece,
Oferece o pão e este se torna no altar da vida, comunhão,
E a comunhão se torna o pão da vida e no pão da vida a vida floresce.

Um abraço e até a próxima.

LA TANISH

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

EU CANTO

Eu canto para o Deus que ao longo do caminho ajudou seu povo a se libertar da escravidão;
Eu canto para o Deus que fez os filhos dos dominadores morrerem, para que o mal deles não fosse maior;
Eu canto para o Deus que transformou água em sangue no Egito;
Eu canto para o Deus que alimentou seu povo no deserto;
Eu canto para o Deus que fez correr água da pedra, como prova de seu amor;
Eu canto para o Deus de Jesus Cristo;
Eu canto para o Deus que deu seu Filho para morrer por nossos pecados;
Eu canto para o Deus que ressuscitou seu Filho amado;
Eu canto para o Deus que ensinou o mundo a vida e a verdade transmitida por seu Filho;
Eu canto para o Deus que enviou de seu seio o Espírito que consola todas as dores;
Eu canto para o Deus que deu força para os Apóstolos não desanimarem;
Eu canto para o Deus que mostrou através da história seu rosto libertador;
Eu canto para o Deus que ama acima de tudo os pobres e indefesos;
Eu canto para o Deus que na história é o Senhor que tudo governa e tudo dá a seus filhos;
Eu canto para esse Deus único e verdadeiro, que é Pai e Mãe, que é Filho e Companheiro, que é Espírito que dá força e transforma a vida.

Por isso em todos os lugares que vocês estiverem cantem ao Deus da vida.

Um abraço e até a próxima.
LA TANISH

SE CUIDA...


Muitas vezes ouço as pessoas falando essa frase.
Algumas vezes são recomenadações das mães e pais para os filhos: "se cuida, para não se perder pelo caminho; para que volte tranquilo de uma viagem ou mesmo da escola..." Outras vezes ouvimos de amigos ou enamorados: "se cuida, para não ficar doente, para não ficar desempregado, para não reprovar na escola..."
Sempre tem alguém querendo nos chamar a atenção para não acontecer coisas ruins para nós, para não ficar decepcionado, para não se sentir isolado.
Mas, uma pergunta se faz necessária: como estamos cuidando da vida de outras pessoas, será que estamos mesmo zelando para que outras pessoas sejam felizes?

Espero profundamente que cada um aprenda a cuidar com carinho e ternura das outras pessoas, como o Cristo bom pastor faz com cada um de nós.

Um abraço e até a próxima
LA TANISH